A cardiologia é frequentemente a área de especialização na qual os pacientes tem o primeiro contato. Pela abrangência de sua atuação e pela diferenciação de seus especialistas, o cardiologista se tornou o “médico da família”.
A cardiologia realiza desde os diagnósticos mais simples e acompanhamento em consultório até internações em unidades de terapia intensiva, tratamentos percutâneos e cirurgias complexas em nível hospitalar.
Os cuidados empregados em consultório incluem avaliação clínica para o início de atividades físicas e seu acompanhamento, modificação do estilo de vida, orientações e seguimento em relação a dietas para diminuir o colesterol e outros fatores de risco, atendimento a pacientes com dores no peito, palpitação, falta de ar, edema de membros inferiores, solicitação de exames laboratoriais, de imagem e gráficos, terapias medicamentosas, reabilitação pós-operatória, entre outros.
Em âmbito hospitalar os cuidados são ainda mais abrangentes, diagnosticando e tratando infartos, doenças valvares (estenoses, prolapsos e insuficiência), infecções valvares (endocardites), doença arterial coronariana, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca. Internando e intervindo em ambiente de terapia intensiva ou com os mais modernos tratamentos realizados por cateter na hemodinâmica, por cirurgia cardiovascular convencional ou minimamente invasiva e procedimentos híbridos.
Dentre as diversas áreas da cardiologia, no adulto destacam-se:
Cardiologia preventiva
Reabilitação cardiopulmonar
Cardiologia intervencionista (cateterismo, stent)
Cardiologia do esporte
Arritmias cardíacas
Insuficiência cardíaca
Cirurgia cardiovascular