A prevenção, o diagnóstico e o tratamento das infecções ocupam destaque na medicina atual.
Na área de prevenção, as vacinas representam a prática mais eficiente com o objetivo de se evitar diversas doenças. Da mesma forma, o aconselhamento para o viajante ou até para a implantação de empreendimentos em países onde há risco de transmissão de doenças infecto-contagiosas ganham vulto em uma economia cada vez mais globalizada.
A amplitude da especialidade rompe barreiras, associando-a à outras aéreas clínicas, como a cardiologia, oncologia, hepatologia, pneumologia, entre outras, como também a inúmeras modalidades cirúrgicas. São exemplos, as cirurgias ortopédicas, cardíacas, metabólicas, inclusive aos procedimentos vasculares minimamente invasivos.
As doenças consideradas crônicas, como as hepatites virais, aids, as afecções oportunistas, decorrentes das varias formas de imunodepressão notabilizam-se no dia a dia do especialista em doenças infecciosas e parasitárias.
Faz-se cada vez mais desejável a multi-disciplinalidade e a multi-profissionalidade, interagindo verticalmente, com o intuito de oferecer a melhor assistência aos pacientes.